sábado, 29 de março de 2014

EM SOBRAL-CE;AGENTES DO TRÂNSITO GANHAM REFORÇO DA GUADA MUNICIPAL PARA MELHOR ORIENTAR O TRÂNSITO CAÓTICO DA CIDADE

A Coordenadoria de Trânsito e Transporte Urbano de Sobral participou de uma blitz operacional da Polícia Militar, na região central de Sobral. A blitz é uma iniciativa da Polícia Militar, sob o comando do Cel Sidney Moraes, no combate à criminalidade e contou com o apoio dos agentes de trânsito da CTTU na fiscalização dos veículos. A Blitz contou com a presença do Raio, CPMA, e FTA Motos.

MORRE O JOVEM DA TENTATIVA HOMICÍDIO EM ASSÚ

4

segunda-feira, 17 de março de 2014

obrigado meu DEUS por esses maravilhosos momentos.

                                             ellvce 4anos
                                               as gemias 9 anos









terça-feira, 11 de março de 2014

TRE/RN: Recadastramento Biométrico em Assú

Terá início no dia 13/03/2014 o recadastramento biométrico dos eleitores de Assú, conforme resolução nº 23.335/2011 do TSE. O processo de recadastramento biométrico está sendo realizado gradativamente pela Justiça Eleitoral em todo o país. O local onde será realizado o recadastramento será no Ginásio Poliesportivo Arnóbio Abreu, conforme endereço abaixo:

ASSÚ INICIA NAS ESCOLAS A CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA O HPV

A Secretaria Municipal de Saúde de Assú, iniciou nesta segunda-feira (10) a campanha de vacinação contra o câncer de colo de útero (HPV). Serão vacinadas garotas de 11 a 13 anos de idade.

A metodologia de trabalho esta priorizando a vacinação em escolas públicas e particulares por ser mais fácil a localização e abrangência, das meninas, porém, se alguma das garotas faltar a aula no dia da vacinação, ou se preferir receber a vacina acompanhada pelos pais ou responsáveis, poderá procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa. No caso das escolas estaduais, se a greve continuar, a Secretaria Municipal de Saúde buscará outra estratégia de vacinação para alcançar a meta e atingir cerca de 80% do público-alvo no município.

 As vacinas irão prevenir as garotas contra os HPVs tipos 6-11-16-18 da MSD, em um programa que será dividido em três etapas, a primeira acontece entre os dias 10 de março a 10 de abril, a segunda em campanha marcada para setembro e a terceira acontecerá cinco anos após a data da primeira dose.
A vacina contra o HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não tiveram contato com o vírus e é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países. O câncer de colo de útero é o terceiro que mais atinge as mulheres, segundo a Organização Mundial de Saúde. A entidade estima que haja 290 milhões de portadoras da doença no mundo e que, a cada ano, morram 270 mil mulheres devido ao câncer de colo do útero. O Instituto Nacional do Câncer prevê o surgimento de 15 mil novos casos da doença no Brasil e cerca de 4.800 mortes.

 O Ministério da Saúde orienta às mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos que façam anualmente o exame preventivo, o papanicolau. A vacina não substitui o exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais. O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Pode ser transmitido também da mãe para filho no momento do parto.
SEACOM - PMA

sábado, 1 de março de 2014

final de semana maravilhoso.


Triste realidade retratada na charge da semana

FACULDADE DE MEDICINA DE ASSÚ: O SONHO SE TORNANDO REALIDADE

A Câmara Municipal do Assú aprovou aprovou ontem sexta-feira (28), em sessão extraordinária, o projeto de Lei nº 03/2014, que autoriza a doação, por parte da Prefeitura do Assú, de uma área medindo 200 mil metros quadrados à Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA, para implantação de um Centro de Ciências da Saúde no município. Dos 15 vereadores, 9 estivem presentes e aprovaram o projeto por unanimidade.

A construção de um campus federal em Assú era algo que quase ninguém acreditava. Um curso de medicina? Nem pensar... Porém, o sonho está se tornando realidade e diversas etapas para sua concretização já foram vencidas. O projeto já está aprovado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), e, pelo conselho universitário da instituição, os recursos estão garantidos e agora a doação da área foi aprovada.

De acordo com o reitor da UFERSA, José de Arimatea de Matos, atualmente uma comissão interna composta pela equipe de infraestrutura da universidade, com apoio de dois consultores indicados pelo Ministério da Educação, está decidindo como será a estrutura do campus. Este estudo, com o valor da obra, será apresentado até o mês de junho, em seguida, será feita a licitação e as obras iniciarão ainda este ano.

ESTRUTURA

O Centro de Ciências da Saúde será construído na BR-304, próximo à entrada de acesso a Paraú. Uma parte do terreno foi doada pelos descendentes de João Leônidas de Medeiros, a outra parte foi desapropriada pela prefeitura. O centro será dotado de estrutura com biotérios, salas de aula, salas para professores, laboratórios, auditório, acervo bibliotecário e recursos humanos com 60 docentes e 30 técnicos-administrativos. A prefeitura de Assú já garantiu a construção da infraestrutura de acesso e mobilidade urbana.

QUATRO PROJETOS APROVADOS

Além do projeto 03/2014, foram aprovados outros três, todos referentes à doação de terrenos para instalação de empresas. Destacando-se o Projeto de Lei nº 06/2014, que possibilitará a instalação de uma usina de energia solar no município, fortalecendo a geração de emprego e desenvolvimento.
SEACOM - PMA
_________________________________