sábado, 1 de março de 2014

FACULDADE DE MEDICINA DE ASSÚ: O SONHO SE TORNANDO REALIDADE

A Câmara Municipal do Assú aprovou aprovou ontem sexta-feira (28), em sessão extraordinária, o projeto de Lei nº 03/2014, que autoriza a doação, por parte da Prefeitura do Assú, de uma área medindo 200 mil metros quadrados à Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA, para implantação de um Centro de Ciências da Saúde no município. Dos 15 vereadores, 9 estivem presentes e aprovaram o projeto por unanimidade.

A construção de um campus federal em Assú era algo que quase ninguém acreditava. Um curso de medicina? Nem pensar... Porém, o sonho está se tornando realidade e diversas etapas para sua concretização já foram vencidas. O projeto já está aprovado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), e, pelo conselho universitário da instituição, os recursos estão garantidos e agora a doação da área foi aprovada.

De acordo com o reitor da UFERSA, José de Arimatea de Matos, atualmente uma comissão interna composta pela equipe de infraestrutura da universidade, com apoio de dois consultores indicados pelo Ministério da Educação, está decidindo como será a estrutura do campus. Este estudo, com o valor da obra, será apresentado até o mês de junho, em seguida, será feita a licitação e as obras iniciarão ainda este ano.

ESTRUTURA

O Centro de Ciências da Saúde será construído na BR-304, próximo à entrada de acesso a Paraú. Uma parte do terreno foi doada pelos descendentes de João Leônidas de Medeiros, a outra parte foi desapropriada pela prefeitura. O centro será dotado de estrutura com biotérios, salas de aula, salas para professores, laboratórios, auditório, acervo bibliotecário e recursos humanos com 60 docentes e 30 técnicos-administrativos. A prefeitura de Assú já garantiu a construção da infraestrutura de acesso e mobilidade urbana.

QUATRO PROJETOS APROVADOS

Além do projeto 03/2014, foram aprovados outros três, todos referentes à doação de terrenos para instalação de empresas. Destacando-se o Projeto de Lei nº 06/2014, que possibilitará a instalação de uma usina de energia solar no município, fortalecendo a geração de emprego e desenvolvimento.
SEACOM - PMA
_________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário